Urticária Crônica Espontânea: abordagem clínico-laboratorial e manejo terapêutico
Chronic Spontaneous Urticaria: clinical-laboratory approach and therapeutic management

Diagn. tratamento; 29 (3), 2024
Publication year: 2024

Contexto:

Urticária crônica caracteriza-se pela presença de urticas e/ou angioedema, com tempo de evolução superior a 6 semanas. Classifica- se em urticária crônica espontânea (UCE), com causas conhecidas ou não conhecidas e urticária crônica induzida (UCI).

Objetivo:

Esta revisão de UCE visa abordar os aspectos clínico-laboratoriais e indicações terapêuticas, de acordo com as diretrizes brasileira e internacional.

Métodos:

para esta revisão de UCE foi realizada pesquisa nas bases de dados PubMed, Embase, Google Acadêmico e Web of Science.

Resultados:

Foram incluídos artigos em inglês publicados entre 2018 e 2024, de acordo com sua relevância.

Discussão:

A patogênese da UCE engloba mecanismos imunológicos do tipo I e IIb. O diagnóstico da afecção é clínico, podendo ser realizados exames laboratoriais complementares, incluindo hemograma, VHS, D-dímero, PCR, anticorpos anti-peroxidase tireoidiana e IgE total. O diagnóstico diferencial da UCE apresenta diversas condições clínicas com morfologia semelhante à UCE. O tratamento indicado da UCE envolve medidas como suspensão de eventuais fatores desencadeantes e abordagem farmacológica, com utilização de anti-histamínicos não-sedantes, omalizumabe e uso eventual de ciclosporina.

Conclusões:

O impacto da UCE para os pacientes e para o sistema de saúde é de extrema relevância e avanços nas pesquisas permitirão um tratamento individualizado, com melhores perspectivas em relação à terapêutica e qualidade de vida dos pacientes.

More related