Uso de terapia medicamentosa como coadjuvante na estabilização da dor em paciente com disfunção temporomandibular
Use of drug therapy as an adjunct in the stabilization of the pain in patients with temporomandibular disorders
Rev. Flum. Odontol. (Online); 2 (61), 2023
Publication year: 2023
A dor é a queixa principal dos pacientes com disfunção temporomandibular – DTM- e seu controle deve ter prioridade absoluta no tratamento das DTM. A intervenção farmacológica tem sido utilizada por muitos anos. A escolha de um medicamento para o alívio da dor está diretamente relacionada ao estágio e a intensidade relatada pelo paciente, determinando que classes de drogas são eficazes, o período de utilização e efeitos colaterais.
As principais classes medicamentosas utilizadas incluem:
analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, corticosteroides. O objetivo desta revisão é de abordar os principais agentes farmacológicos utilizados como coadjuvantes no tratamento de pacientes com sintomatologia dolorosa decorrente da DTM, além de analisar o raciocínio farmacológico envolvido na prescrição de cada classe de fármaco em cada tipo dor. Artigos entre 1955 e 2021, foram selecionados através das principais bases de dados como BV Salud, Scielo e Pubmed. Foram incluídos na lista de elegibilidade, artigos relacionados ao tema terapia medicamentosa no controle de dor em pacientes com DTM, dando ênfase às classes medicamentosas anteriormente mencionadas. Artigos que não possuíam texto completo ou o resumo não se referia diretamente ao tema foram excluídos. Em síntese, essa análise serve como forma de agregar conhecimento do ponto de vista teórico e auxiliar o prescritor na escolha do melhor fármaco para cada paciente, levando em consideração o tipo, duração e intensidade de cada caso, para que posteriormente, haja uma tratativa definitiva do caso.
Pain is the main complaint in patients with temporomandibular disorders - TMD - and its control should have absolute priority in the treatment of TMD. Pharmacological intervention has been used for many years. The choice of medication that will be used for pain relief is directly related to the stage and intensity reported by the patient, and these will determine which classes of drugs are effective, the period of use and the adverse effects.