Contribuições dos Saberes Indígenas para a Reterritorialização da Psicologia Social
Contributions of Indigenous Knowledge to the Reterritorialization of Social Psychology
Estud. Psicol. (Campinas, Online); 41 (), 2024
Publication year: 2024
Objetivo Este artigo propõe repensar a psicologia social a partir dos saberes indígenas, considerando que eles interrogam as políticas de subjetivação derivadas da concepção binária de natureza e cultura que fundamenta a modernidade. Método Trata-se de um artigo teórico que analisa as contribuições indígenas para a descolonização do pensamento psicológico, considerando o contexto das mudanças climáticas. É problematizada a abrangência do que se entende como social, assim como a quem a subjetividade é atribuída ou não na psicologia. Resultados A psicologia reproduz as dicotomias ocidentais ao basear-se numa natureza fixa, externa a si, cujo social é concebido a partir do excepcionalismo humano. Para os povos que compreendem a vida como efeito de relacionalidades entre seres humanos e não-humanos, essas categorias não fazem o menor sentido. Conclusão A complexidade dos saberes e o protagonismo indígena frente às lutas por terra e território num contexto de mudanças climáticas apontam para a urgência de reterritorialização da psicologia social.
Objective This article proposes to rethink social psychology based on indigenous knowledge, considering that it interrogates the policies of subjectivation derived from the binary conception of nature and culture that underpins modernity. Method This is a theoretical article that analyzes indigenous contributions to the decoloniza-tion of psychological thought, considering the context of climate change. The scope of what is understood as social is problematized, as well as to whom subjectivity is attributed or not in psychology. Results Psychology reproduces Western dichotomies by being based on a fixed nature, ex-ternal to itself, whose social nature is conceived based on human exceptionalism. For people who understand life as the effect of relationalities between human and non-human beings, these categories do not make any sense. Conclusion The complexity of knowledge and indigenous protagonism in the fight for land and territory in a context of climate change point to the urgency of reterritorializing social psychology.