Gestualidades miméticas na capoeira: reconhecimento e superação das semelhanças no jogo
Mimetic gestures in Capoeira: recognizing and overcoming similarities in the game
Gestualidades miméticas en la capoeira: reconocimiento y superación de las similitudes en el juego

Conexões (Campinas, Online); 21 (), 2023
Publication year: 2023

O presente ensaio apresenta uma leitura na dimensão da linguagem gestual presente no jogo de capoeira a partir do tema da mímese. Nos apoiamos, especificamente, em Theodor Adorno e Max Horkheimer no texto presente no projeto monumental da Dialética do esclarecimento (1985), qual seja Elementos do anti-semitismo; e em Walter Benjamin, no primeiro volume das Obras escolhidas (1994), no texto a Doutrina das semelhanças. Em se tratando de um ensaio, essas escolhas se justificam sob a égide de não pretendermos fazer uma exegese do tema nestes autores, mas principalmente, por encontrarmos, na especificidade destes textos, pontos que se articulam com a nossa proposta acima anunciada. Não nos ativemos a movimentos (gestos) específicos e sim na dimensão geral da relação no jogo entre os/as jogadores/as. Trabalhamos na fronteira entre o reconhecimento e a superação das semelhanças expostas no momento/movimento do jogo e, para esta manifestação cultural, na macrossociedade. Ou seja, argumentamos que acapoeira, enquanto microssociedade, reflete mimeticamente a macro sociedade na qual está inserida, assim como os/as seus/suas jogadores/as refletem mimeticamente, em certa medida, no jogo, a gestualidade do parceiro com quem jogam. Em ambas as dimensões, a mímese não dilui as particularidades, mas, sim, potencializa objetivamente a instauração de outras dimensões na percepção da realidade. Esse caráter mimético explicita a ambivalência presente no contexto da capoeira, como confronto e reflexo do/a outro/a. É necessário sublimar, em parte, a intencionalidade das nossas subjetividades objetivadas em golpes, para a continuidade mimética dos pressupostos gestuais com o/a outro/a parceiro/a de jogo.
This essay presents a reading of the dimension of sign language present in the game of capoeira based on the theme of mimesis. We specifically rely on Theodor Adorno and Max Horkheimer (1985): Elements of anti-Semitism; and in Walter Benjamin (1994), in the text the Doutrina das semelhanças. In the case of an essay, these choices are justified under the auspices of not intending to exegete the theme in these authors, but mainly, because we find, in the specificity of these texts, points that are linked to our proposal announced above. Let's not focus on specific movements, but on the general dimension of the relationship in the game between the players. We work on the border between recognizing and overcoming the similarities exposed in the moment/movement of the game and, for this cultural manifestation, in macro society. In other words, we argue that capoeira, as a micro society, mimetically reflects the macro society in which it is inserted, just as its players mimetically reflect, to a certain extent, in the game, the gestures of the partner with whom they play. In both dimensions, mimesis does not dilute particularities, but rather objectively enhances the establishment of other dimensions in the perception of reality. This mimetic character explains the ambivalence present in the context of capoeira, as resistance and reflection of the other. It is necessary to sublimate, in part, the intentionality of our subjectivities objectified in blows, for the mimetic continuity of gestural assumptions with the other playing partner.
Interpretamos la capoeira en la dimensión del lenguaje gestual a partir del tema de la mímese. Nos basamos específicamente en Theodor Adorno y Max Horkheimer (1985), en el texto: "Elementos do anti-semitismo"; y en Walter Benjamin (1994), en el texto "Doutrina das semelhanças". Dado que se trata de un ensayo, estas elecciones se justifican bajo la premisa de que no pretendemos realizar una exégesis del tema en estos autores, sino principalmente porque encontramos, en la especificidad de estos textos, puntos que se articulan con nuestra propuesta anteriormente anunciada. No nos centramos en movimientos específicos, sino en la dimensión general de la relación en el juego entre los/las jugadores/as. Trabajamos en la frontera entre el reconocimiento y la superación de las similitudes expuestas en el momento/movimiento del juego y, para esta manifestación cultural, en la macro sociedad. Es decir, argumentamos que la capoeira, como micro sociedad, refleja miméticamente la macro sociedad en la que está insertada, al igual que los/las jugadores/as reflejan miméticamente, en cierta medida, en el juego, la gestualidad del compañero/a con quien juegan. En ambas dimensiones, la mímese no diluye las particularidades, sino que potencializa objetivamente el establecimiento de otras dimensiones en la percepción de la realidad. Este carácter mimético pone de manifiesto la ambivalencia presente en el contexto de la capoeira, como resistencia y reflejo del otro. Es necesario sublimar, en parte, la intencionalidad de nuestras subjetividades objetivadas en los golpes, por la continuidad mimética de los supuestos gestuales con el otro compañero de juego.

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