Apontamentos sobre as mulheres na capoeira: performance, corpo e emoção
Notes on women in capoeira: performance, body and emotions
Apuntes sobre mujeres en la capoeira: performance, cuerpo y emociones
Conexões (Campinas, Online); 21 (), 2023
Publication year: 2023
O presente artigo tem como objetivo discutir a performance das mulheres na capoeira Angola e Contemporânea. Ao observar a capoeira por meio do corpo da mulher, pergunta-se sobre a tradição masculina construída até aqui, já que ao longo do tempo ela foi apresentada em uma perspectiva hegemonicamente masculina. Discute-se como as mulheres, por meio de suas performances, têm construído o fazer capoeira, como essa performance se apresenta e altera os saberes e poderes dessa prática. Conclui-se, tendo em vista o corpo das mulheres como meio para questionar a tradição da masculinidade construída, que a performance pode ser refletida enquanto uma prática de negociação, na qual o corpo mostra as múltiplas estratégias das mulheres para reelaboração da capoeira.
This article aims to discuss the performance of women in Angola and Contemporânea capoeira. When observing capoeira through the woman's body, one wonders about the male tradition built up to now, since over time, it has been presented in a hegemonically male perspective. It is discussed how women, through their performances, have built capoeira practice, how this performance presents itself and changes the knowledge and powers of this practice. It is concluded, due to the women's body as a way to question the tradition of the constructed masculinity that performance can be reflected as a negotiation practice, in which the body shows the multiple strategies of women to re-elaborate capoeira.
El presente artículo tiene como objetivo discutir la performance de las mujeres en la capoeira Angola y Contemporánea. Al observar la capoeira a través del cuerpo de la mujer, se pregunta sobre la tradición masculina construida hasta ahora, ya que a lo largo del tiempo ella fue presentada en una perspectiva hegemónicamente masculina. Se analiza como las mujeres, por medio de sus performances, han construido el hacer capoeira, como esa performance se presenta y cambia los saberes y poderes de esa práctica. Se Concluye, teniendo en cuenta el cuerpo de las mujerescomo medio para cuestionar la tradición de la masculinidad construida, que la performance puedereflejarse como una práctica de negociación, en la cual el cuerpo muestra las múltiples estrategias de las mujeres para reelaboración de la capoeira.