First report of two kdr mutations L1014F/S in natural populations of Triatoma pallidipennis Stal and Triatoma picturata Usinger vectors of Chagas disease in Mexico
Primeiro relato de duas mutações kdr L1014F/S em populações naturais de Triatoma pallidipennis Stal e Triatoma picturata, vetores Usinger da doença de Chagas no México

J. vector ecol; 44 (2), 2019
Publication year: 2019

Contexto e Importância :

Nos últimos anos, houve cerca de 5.000 casos relatados de doença de Chagas no México. A transmissão da doença é facilitada pela ausência de programas eficazes de monitoramento e vigilância dos vetores, além do uso intensivo de inseticidas, o que pode levar ao surgimento de resistência nesses insetos.

Metodologia :

Os triatomíneos foram coletados em duas regiões do México: Jojutla de Juarez (Morelos) e San Martin de Hidalgo (Jalisco). Os insetos foram criados em laboratório, e sua suscetibilidade a dois inseticidas, deltametrina e permetrina, foi testada. A resistência foi medida pelo valor de LD50, que é a dose letal necessária para matar 50% dos insetos expostos.

Resultados :

Triatoma pallidipennis apresentou resistência à deltametrina com um RR50 (fator de resistência) de 2,74, indicando uma resistência significativa. Para a permetrina, não houve diferença significativa na suscetibilidade. Triatoma picturata mostrou resistência à permetrina com um RR50 de 2,84, enquanto a resistência à deltametrina foi menor.

Conclusão :

A análise genética revelou que as mutações kdr L1014F e L1014S, conhecidas por conferir resistência a piretroides, foram encontradas em T. pallidipennis e T. picturata, respectivamente. Essas descobertas ampliam o conhecimento sobre a resistência dos triatomíneos no México e ressaltam a importância de estratégias de manejo racional para controlar a resistência nesses vetores da doença de Chagas.

More related