Saúde bucal e políticas de proteção ao aleitamento materno versus suas fragilidades
ORAL HEALTH AND BREASTFEEDING PROTECTION POLICIES versus ITS WEAKNESSES
Rev. Cient. CRO-RJ (Online); 8 (2), 2023
Publication year: 2023
RESUMO - A experiência de muitas mulheres para conciliar a maternidade e o trabalho tem sido desafiadora, uma vez que a mulher, ao tornar-se mãe, acaba sendo obrigada a se adaptar a uma dupla jornada. Considerando que o aleitamento materno é uma prática essencial para a saúde da criança, essa realidade só deixa de causar desmame precoce quando há condições favoráveis à manutenção do aleitamento. O objetivo desse estudo é identificar potencialidades e fragilidades nos marcos políticos históricos que regulam os direitos das mulheres no que se refere ao aleitamento natural e a jornada dupla de trabalho no Brasil e reunir argumentos que justifiquem a necessidade de políticas públicas mais efetivas. Desse modo, foram analisados 5 marcos políticos que asseguram à lactante, em alguma medida, o direito de amamentar.
O recorte temporal tem como marcos:
Art.396 e Art. 389 do Decreto de Lei nº 5.452, da CLT de 1943; Art. 7, inciso XVIII Constituição Federal de 1988; a Lei n° 11.770 - Programa Empresa Cidadã de 2008 e a Portaria Nº 193, Art. 1º nº 01/2010. Foram identificadas potencialidades e fragilidades no que se refere a cada lei de proteção ao aleitamento materno. Observa-se que, apesar dos avanços e conquistas significativas, existem fragilidades nos programas e Leis, pois não garantem respaldos suficientes a mulheres que trabalham e são mães, sendo necessário que as políticas públicas viabilizem maiores possibilidades à mãe no que tange a conciliar seu trabalho com o direito de amamentar.
ABSTRACT - For most women reconciling motherhood and a job has been challenging, as from the moment women become mothers, they are forced to endure double burden. Breastfeeding is essential for the health of both child, but early weaning is prevented only when favorable conditions to continue breastfeeding are in place. The present study strengths and flaws inside the historical political frameworks regulating women’s rights to breastfeed and their double burden in Brazil. Thus, we examined five historical political milestones that, to some extent, have guaranteed women the right to breastfeed.