Representações sociais de mães sobre a homossexualidade
Representaciones sociales de las madres sobre la homosexualidad
Social Representations of Mothers on Homosexuality

Av. psicol. latinoam; 42 (1), 2024
Publication year: 2024

Este estudo objetivou investigar as Representações So-ciais (RS) de mães com filhos de dois contextos socio-educativos sobre a homossexualidade. Para tanto, foram entrevistadas 115 mães que tinham filhos em escolas pú-blicas (58) e em escolas privadas (57), entre os anos de 2010 e 2011, na cidade de João Pessoa-pb. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas, e, para este estudo, foi selecionada uma das questões que tratava a respeito das Representações Sociais RS acerca do público lgbtqia+. Para a análise de dados, foi utilizado o software iramuteqe os resultados foram discutidos com base na teoria das rs e em estudos empíricos da área.

Os discursos das mães foram categorizados em classes referentes aos conteúdos:

Humanitário ou de aceitação; Respeito à autonomia; Aceitação e preconceito disfarçado; Direitos e deveres; Neutralidade; e Discurso religioso pró-discriminação. A partir dos resultados, verificou-se que os discursos das mães variaram em função do nível de aceitação da homossexualidade e da amplitude da perspectiva social que elas adotavam.

As ancoragens sociais verificadas para as classes foram:

nível socioeconômico das mães e pertença religiosa. Observou-se que, nesse período de estudo, nos discursos das mães evangélicas foram mais frequentes posicionamentos que justificavam posturas discriminatórias ao público lgbtqia+. Nesse sentido, apesar dos avanços das leis nesse recorte de tempo, predominaram nos discursos posições discriminatórias e preconceituosas. Ainda assim, foram observados dis-cursos indicativos de aceitação da homossexualidade.
Este estudio tuvo como objetivo investigar las Representaciones Sociales (RS) de madres con hijos de dos contextos socioeducativos sobre la homosexualidad. Para ello, fueron entrevistadas 115 madres que tenían hijos en escuelas públicas (58) y privadas (57) entre 2010 y 2011, en la ciudad de João Pessoa-PB. Las entrevistas fueron semiestructuradas y para este estudio se seleccionó una de las preguntas que trataba sobre las Representaciones Sociales RS respecto del público lgbtqia+. Para el análisis de los datos se utilizó el software iramuteqy se discutieron los resultados con base en la teoría de las rs y estudios empíricos en el área.

Los discursos de las madres fueron categorizados en clases relacionadas con el contenido:

Humanitarismo o aceptación; Respeto de la autonomía; Aceptación y prejuicio sutil; Derechos y deberes; Neutralidad; y Discurso religioso favorable a la discriminación. En los resultados se encontró que los discursos de las madres variaron dependiendo del nivel de aceptación de la homosexualidad y de la amplitud de la perspectiva social que adoptaron. Los anclajes sociales verificados para las clases fueron nivel socioeconómico y afiliación religiosa de las madres. Se observó que, durante este período de estudio, en los discursos de las madres evangélicas fueron más frecuentes posiciones que justificaban actitudes discriminatorias hacia el público lgbtqia+. En este sentido, a pesar de los avances en las leyes en este período, en los discursos predominaron posiciones discriminatorias y prejuiciosas. Aun así, se observaron discursos que indicaban la aceptación de la homosexualidad.
This study aimed to investigate the Social Represen-tations (SR) of mothers with children from two socio-educational contexts about homosexuality. To this end, 115 mothers who had children in public schools (58) and private schools (57) were interviewed be-tween 2010 and 2011, in the city of João Pessoa-pb. The interviews were semi-structured, and, for this study, one of the questions was selected that dealt with SR regarding the lgbtqia+ community. For data analysis, the iramuteq software was used and the results were discussed based on SR theory and empirical studies in the area. The mothers’ discourses were cate-gorized into classes according to content: Humanitarian or acceptance; Respect for autonomy; Acceptance and disguised prejudice; Rights and duties; Neutrality; and Pro-discrimination religious discourse. The results show that the mothers’ discourses varied depending on the level of acceptance of homosexuality and the breadth of the social perspective they adopted. The social anchors ver-ified for the classes were: mothers’ socioeconomic level and religious affiliation. It was observed that, during this period of study, in the discourses of evangelical mothers, positions that justified discriminatory attitudes towards the lgbtqia+ community were more frequent. In this sense, despite advances in laws in this period of time, discriminatory and prejudiced positions predominated in the discourses. Even so, discourses indicating accep-tance of homosexuality were observed.

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