Conexões (Campinas, Online); 22 (), 2024
Publication year: 2024
Introdução:
O presente estudo sistematiza uma proposta pedagógica que aborda o jogo enquanto um constitutivo sociocultural, um signo capaz de mediar mundos. Objetivo:
descrever uma experiência que tematizou os jogos indígenas como uma possibilidade frente aos jogos hegemônicos nas aulas de Educação Física escolar. As intervenções ocorreram por meio da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA), uma proposta didática oriunda da Pedagogia da Corporeidade. Metodologia:
As oficinas foram mediadas para um público total de 300 alunos do Ensino Fundamental II, entre os meses de abril e maio de 2023, totalizando 24 horas de intervenção. O percurso metodológico foi inspirado na estrutura pedagógica da Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC), organizada em três momentos: sentir, reagir e refletir. Os jogos escolhidos para análise foram:
peteca e o jogo da onça, por representarem a cultura indígena, enfocando a compreensão e interpretação dos participantes das oficinas. Resultados e Discussões:
Como resultados, observou-se a ampliação do acervo da cultura do jogo dos alunos, que se envolveram na construção dos brinquedos e na experiência do brincar indígena. O principal efeito da experiência destacado foi o desejo de compreenderem a cultura indígena, reconhecendo pela linguagem do jogo um conflito de hegemonia tendente a negligenciar as culturas ancestrais. Conclusão:
Concluímos que é possível, por meio da OBBA, promover os conhecimentos da cultura indígena no ambiente educacional, destacando a riqueza motora e cognitiva de seus jogos. Assim valorizando seus elementos étnicos essenciais à construção da identidade do Brasil e excedendo os conteúdos eurocêntricos dominantes dentro da escola.
Introduction:
This study systematizes a pedagogical proposal that approaches the game as a sociocultural constituent, a sign capable of mediating worlds. Objective:
to describe an experience that thematized indigenous games as a possibility in the face of hegemonic games in school Physical Education classes. The interventions took place through the Toys and Games Workshop (OBBA), a didactic proposal stemming from the Pedagogy of Corporeality. Methodology:
The workshops were mediated for a total audience of 300 elementary school students between April and May 2023, totaling 24 hours of intervention. The methodological approach was inspired by the pedagogical structure of the Corporeality Pedagogy Laboratory Classroom (ALPC), organized into three moments: feeling, reacting, and reflecting. The games chosen for analysis were shuttlecock and the jaguar game, as they represent indigenous culture, focusing on the understanding and interpretation of the workshop participants. Results and discussion:
As a result, the students' game culture collection was expanded, as they became involved in the construction of toys and the experience of indigenous play. The main effect of the experience highlighted was the desire to understand indigenous culture, recognizing through the game's language a conflict of hegemony tending to neglect ancestral cultures. It was possible to notice the desire to understand the culture of the games, despite the existing linguistic conflict, since the dominant language tends to neglect ancestral cultures. Conclusion:
We conclude that it is possible, through OBBA, to promote knowledge of indigenous culture in the educational environment, highlighting the motor and cognitive richness of its games. Thus valuing of its ethnic elements which are essential to the construction of Brazil's identity and going beyond the dominant Eurocentric content within the school.
Introducción:
Este estudio sistematiza una propuesta pedagógica que aborda el juego como constituyente sociocultural, signo capaz de mediar mundos. Objetivo:
describir una experiencia que tematizó los juegos autóctonos como posibilidad frente a los juegos hegemónicos en las clases de Educación Física escolar. Las intervenciones se realizaron a través del Taller de Juegos y Juguetes (OBBA), una propuesta didáctica derivada de la Pedagogía de la Corporalidad. Metodología:
Los talleres fueron mediados para un público total de 300 alumnos de enseñanza primaria entre abril y mayo de 2023, totalizando 24 horas de intervención. El abordaje metodológico se inspiró en la estructura pedagógica del Aula Laboratorio de Pedagogía de la Corporalidad (ALPC), organizada en tres momentos: sentir, reaccionar y reflexionar. Los juegos elegidos para el análisis fueron el volante y el juego del jaguar, por ser representativos de la cultura indígena, centrándose en la comprensión e interpretación de los participantes del taller. Resultados y discusión:
Como resultado, se amplió el acervo de cultura del juego de los estudiantes, quienes se involucraron en la construcción de juguetes y la experiencia del juego indígena. El principal efecto de la experiencia resaltado fue el deseo de comprender la cultura indígena, reconociendo a través del lenguaje del juego un conflicto de hegemonía tendiente a descuidar las culturas ancestrales. Fue posible notar el deseo de comprender la cultura de los juegos, a pesar del conflicto lingüístico existente, ya que la lengua dominante tiende a descuidar las culturas ancestrales. Conclusión:
Concluimos que es posible, a través de la OBBA, promover el conocimiento de la cultura indígena en el ámbito educativo, resaltando la riqueza motriz y cognitiva de sus juegos. Valorando así sus elementos étnicos esenciales para la construcción de la identidad de Brasil y superando los contenidos eurocéntricos dominantes en la escuela.