Braz. j. oral sci; 23 (), 2024
Publication year: 2024
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo identificar fatores de risco para osteonecrose dos maxilares relacionada a medicamentos (MRONJ) por meio da realização de avaliações clínicas e radiográficas de pacientes com osteopenia e osteoporose em uso de bifosfonatos (BFs). Métodos:
Após aprovação pelo Comitê de Ética do CCS/UFES (número de registro 2.738.749), foram realizadas consultas e coleta de dados de prontuários em cooperação com setores da UFES e do hospital universitário. Foram selecionados 50 pacientes, 29 com osteoporose e 21 com osteopenia. Os pacientes foram submetidos a exame clínico e radiografia panorâmica odontológica para avaliar fatores de risco associados à saúde bucal e intervenções odontológicas. Resultados:
Todos os pacientes apresentavam pelo menos um fator de risco local, sendo os mais frequentes a extração dentária (100%) e a doença periodontal (50%) que, se associada ao uso de BFs, poderia levar à MRONJ. Dentre os fatores de risco sistêmicos, os mais comuns foram diabetes e corticoterapia. O BF mais utilizado foi o alendronato, administrado por via oral. Conclusão:
O cirurgião-dentista deve avaliar todos os pacientes com osteopenia e osteoporose usando BFs para determinar se há outros riscos. Se pode haver outros riscos potenciais, reconhecer os principais fatores de risco que cercam MRONJ são essenciais para o diagnóstico precoce e tratamento odontológico bem-sucedido.