Mastite bovina causada por Prototheca zopfii: relato de um caso
Clinical bovine mastitis caused by Prototheca zopfii: a case study

Ciênc. rural; 27 (4), 1997
Publication year: 1997

Um caso de mastite clínica causada por Prototheca zopfii em uma vaca de um rebanho leiteiro localizado na zona da Mata do Estado de Minas Gerais foi estudado. O animal apresentou sinais clínicos nos quartos mamários anteriores e queda acentuada na produçäo de leite. Após o diagnóstico inicial, o animal foi observado durante onze meses, do início da manifestaçäo da doença até 12 dias após o parto. Exames microbiológicos do leite foram realizados aos 7, 30, 39, 49, 65, 326 e 331 dias após o isolamento inicial, sendo os dois últimos exames realizados 7 e 12 dias após o parto. As amostras de P.

zopfii isoladas apresentaram resistência in vitro a:

ampicilina, canamicina, cefaloridina, enrofloxacina, estreptomicina, gentamicina, neomicina, oxacilina, penicilina, sulfonamidas e trimetoprim x sulfametoxazol. Foi avaliada a susceptibilidade in vitro das amostras de P. zopfii a um produto natural constituído de extrato de sementes de frutas cítricas, obtido comercialmente.

A menor concentraçäo que inibiu totalmente a alga foi 1:

500. Recomendou-se um tratamento com a diluiçäo a 1:200 do extrato em soluçäo fisiológica estéril contendo timerosal a 1:30.000 como conservante, em doses diárias de 20ml, por via intramamária. O tratamento foi realizado inicialmente durante sete dias. Após este período houve reduçäo, mas näo a completa eliminaçäo dos organismos do leite. Foi, entäo, recomendado mais um período de 15 dias de tratamento, de modo semelhante ao primeiro. Trinta e nove dias após o diagnóstico inicial näo foi mais isolado P. zofii do leite dos quartos afetados e a produçäo retornou a níveis semelhantes de antes da infecçäo. Amostras de leite naturalmente infectadas foram congeladas a 20§C. Células viáveis de P. zofii foram recuperadas de amostras mantidas até 38 dias nestas condiçöes.

More related