Levomepromazina e atropina como medicaçöes pré-anestésicas na anestesia pela associaçäo tiletamina/zolazepam, em cäes
Comparison between levomepromazine and atropine as premedication agents before anesthesia using tiletamine/zolazepam in dogs

Ciênc. rural; 28 (1), 1998
Publication year: 1998

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o emprego da atropina e da levomepromazina como medicaçöes pré-anestésicas para a anestesia pela associaçäo tiletamina/zolazepam. Foram empregados 30 cäes, distribuídos em três grupos iguais. O grupo 1 (controle) foi tratado com 0,2ml/kl de soluçäo fisiológica (placebo) por via intravenosa; o grupo 2 com 0,044mg/kg de sulfato de atropina por via subcutânea e o grupo 3 com 1mg/kg de cloridrato de levomepromazina por via intravenosa. Quinze minutos após, todos os grupos receberam a associaçäo tiletamina/zolazepam na dose de 10mg/kg por via intramuscular. Antes da medicaçäo pré-anestésica, 15 minutos após a mesma e aos 15, 30, 60 e 105 minutos após a administraçäo da associaçäo tiletamina/zolazepam foram registrados: ECG, temperatura, freqüência respiratória, volume corrente, volume minuto, freqüência cardíaca, pressäo arterial, valores hemogasométricos arteriais, graus de analgesia e miorrelaxamento e reflexos protetores.

Outros dados como:

secreçäo salivar, período de latência, período anestésico hábil e período de recuperaçäo foram igualmente mensurados para efeito comparativo. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que o sulfato de atropina näo deve ser administrado como medicaçäo pré-anestésica, por potencializar a taquicardia induzida pela associaçäo tiletamina/zolazepam. A levomepromazina, além de inibir a sialorréia, mantém a estabilidade cardiorrespiratória e apresenta açäo potencializadora dos efeitos anestésicos da associaçäo.

More related