Vivência de trabalhadores de um centro de atenção psicossocial: estudo à luz do pensamento de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer
Workers experiences from psychosocial assistance center: study in Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer approach
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 11 (3), 2006
Publication year: 2006
Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado em saúde pública e teve por objetivo compreender as vivências dos trabalhadores de saúde mental do Centro de Assistência Psicossocial da Secretaria Executiva Regional III (Caps-SER III) em Fortaleza/CE. É uma abordagem fenomenológica/hermenêutica (interpretativa) à luz do pensamento deMartin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, utilizando a situação hermenêutica para analisar os discursos.
Foram realizadas ao todo dez entrevistas fenomenológicas com a pergunta norteadora:
"Como você vivencia a atenção à saúde mental no Caps?" Participaram das entrevistas cinco trabalhadores da saúde e cinco de apoio, sendo respeitado o processo de saturação teórica. Os discursos expressam a circunvisão da psiquiatria em um processo contínuo de transformação, dando origem à circunvisão do Caps. Neste processo, os trabalhadores do Caps ressoam sentimentos diferenciados, com vivências que geram sofrimento psíquico para alguns trabalhadores, influenciando em sua saúde mental. Com o des-velamento de suas vivências, espera-se que este estudo possa contribuir para o enriquecimento da construção do cuidado à saúde mental dos trabalhadores do Caps inseridos no processo da reforma psiquiátrica.
This study is the result of a public health mastership dissertation and had the purpose of comprehend the mental health workers experiences from Psychosocial Assistance Center in Regional III Executive Secretary (Caps-SER III) Fortaleza/CE. It's a phenomenological/ hermeneutic approach (interpretative), in the light of the thought of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer, using the hermeneutic situation to analyze the discourses.