Saúde Mental: como as equipes de Saúde da Família podem integrar esse cuidado na Atenção Básica?
Mental health care: how can Family Health teams integrate it into Primary Healthcare?
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 20 (10), 2015
Publication year: 2015
ResumoA Saúde Mental é parte das atribuições da Saúde da Família. Esta revisão procurou entender como a Saúde Mental se insere na prática da Estratégia de Saúde da Família. Realizou-se uma revisão de literatura científica, na Base de Dados Biblioteca Virtual de Saúde, com os descritores: "Saúde Mental;" "Saúde da Família;" "Atenção Primária à Saúde".
Os critérios de inclusão foram estudos brasileiros de 2009 a 2012 que contribuíssem para a compressão da seguinte pergunta:
"Como inserir os cuidados em Saúde Mental na rotina da Estratégia Saúde da Família?". Encontraram-se 11 artigos, que identificam dificuldades e estratégias dos profissionais na Atenção Básica com Saúde Mental. O encaminhamento e a medicalização foram práticas comuns. O Apoio Matricial é a estratégia de capacitação das equipes que permite novas abordagens em Saúde Mental no contexto da Atenção Básica. A Gestão deve ter papel ativo na construção de redes de cuidado em Saúde Mental.
AbstractMental health is one of the responsibilities of Brazil's Family Health system. This review of literature sought to understand what position Mental Health occupies in the practice of the Family Health Strategy. A search was made of the scientific literature in the database of the Virtual Health Library (Biblioteca Virtual de Saúde), for the keywords: ‘Mental Health’; ‘Family Health’; ‘Primary Healthcare’.