Concepções de idosos sobre espiritualidaderelacionada ao envelhecimento e qualidade de vida
Older people´s concepts of spirituality, related to aging and quality of life
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 20 (12), 2015
Publication year: 2015
Resumo O aumento da expectativa de vida e a promessa de longevidade culminam na reflexão acerca da importância da espiritualidade no envelhecimento. Neste artigo, objetivou-se verificar e analisar a concepção do idoso sobre espiritualidade e como esta interfere em sua qualidade de vida. Estudo descritivo, exploratório, quanti-qualitativo, amostra composta de 12 participantes acima de 60 anos.
Foram utilizados:
entrevista semiestruturada, questionários sociodemográficos e WHOQOL (Bref, SRPB e domínio VI). Na análise, optou-se pelo programa estatístico SPSS 21.0 e pela Análise de Conteúdo. A pontuação média nos Domínios Psicológico e Relações Sociais mostrou-se mais elevada, o WHOQOL-SRPB revelou médias altas em todas as facetas e associação positiva com Domínios Bref. Na análise de conteúdo, há relação entre Qualidade de Vida e Espiritualidade; esta é concebida como Apoio, Relação com o Sagrado e Transcendência, e se distingue da Religião, definida pela Afiliação religiosa, Cultural e Dogmas. A relação entre Espiritualidade e Velhice se dá pela capacidade de suportar limitações, dificuldades e perdas inerentes ao processo; assim, observou-se a heterogeneidade da vivência espiritual, tendo todos em comum o reconhecimento de sua importância e sua relevância para se viver a velhice com Qualidade de Vida.
Abstract Increased life expectancy and the prospect of longevity lead to reflection on the importance of spirituality while aging. This article aims to investigate and analyze the concepts that older people have of spirituality and how this concept affects their quality of life. It is a descriptive, exploratory, quantitative-qualitative study, with a sample of 12 participants over the age of 60.