O enfoque ecológico-social e a atenção primária na construção de sistemas universais na trajetória de Hernán San Martin
The socio-ecological and primary care approach to the creation of universal health systems in the work of Hernán san Martin
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 21 (1), 2016
Publication year: 2016
Resumo O texto descreve as contribuições do médico chileno Hernán San Martín Ferrari (1915–2000) argumentando que se constituíram em importantes pilares da saúde coletiva no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. Sua obra é revisada estabelecendo-se um diálogo com a atual produção teórica nesse campo e com o cenário dos sistemas de saúde contemporâneos.
Dois aspectos principais se destacam:
o pioneirismo de San Martín ao insistir na importância de análises que incorporem a relação ambiente e saúde; sua atuação na construção do serviço de saúde chileno e do sistema nacional espanhol. Embora tenham surgido em momentos distintos e tido trajetórias diferentes, ambos se constituíram em imagens-objetivos para a criação de sistemas públicos universais como a reforma brasileira e o permanente desafio de aprimorar o Sistema Único de Saúde. A análise de sua obra e biografia traz elementos para estudos comparados dessas reformas como, também, para uma abordagem ecossistêmica da saúde.
Abstract This article describes the contributions of Chilean physician San Martín Ferrari (1915-200), arguing that they constitute important cornerstones in collective health in Brazil, Latin America, and the Iberian Peninsula. His work is reviewed, establishing a dialog with the current theoretical research in this field and the context of contemporary health systems.