Limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade
Limits and possibilities of an online game for building adolescents’ knowledge of sexuality
Ciênc. saúde coletiva; 21 (8), 2016
Publication year: 2016
Resumo O estudo teve como objetivo analisar limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento em saúde dos adolescentes no campo afetivo-sexual e reprodutivo. Trata-se da avaliação da experiência de um grupo de adolescentes com o uso da ferramenta lúdica Papo Reto durante um período de três meses. Participaram do estudo 23 adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. Os dados foram coletados em duas Oficinas de Trabalho realizadas em uma Escola do Ensino Médio de São Paulo (SP). Os diálogos foram gravados, transcritos e analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados revelaram a potencialidade do jogo online Papo Reto para a reconstrução do conhecimento no campo sexual e reprodutivo e para a problematização da realidade a partir da perspectiva de gênero. Os temas abordados no jogo foram avaliados como motivadores para o uso da ferramenta. Foram sugeridos ajustes relativos à necessidade de inclusão de elementos promotores de maior ludicidade e interação para a ferramenta.
Abstract This study looks at the limits and possibilities of an online game designed to build knowledge and awareness in adolescents in the field of affections, sexuality and reproduction. It evaluates the experience of a group of teenagers with a game called Papo Reto (‘Straight Talk’), over a period of three months. A total of 23 teenagers aged 15 to 18 took part in the study. The data were collected in two workshops held at a secondary school in the city of São Paulo (São Paulo State), Brazil. The dialogs were recorded and transcribed, and their content analyzed. The results showed a variety of possibilities of the Straight Talk online game for reconstruction of knowledge in the field of sexuality, and for helping the subject perceive and analyze the complexity of reality from a gender point of view. The subjects covered in the game were assessed, as motivating factors for the game and for the interaction. Adjustments were suggested for inclusion of elements to create a more ludic quality, more interaction, in the game.