Efeito de um treinamento de equilíbrio em um grupo de mulheres idosas da comunidade: estudo piloto de uma abordagem específica, não sistematizada e breve
The effect of balance training in a group of community-dwelling elderly women: a pilot study of a specific, non-systematic and short-term approach

Acta fisiátrica; 14 (1), 2007
Publication year: 2007

Objetivo:

Verificar o efeito de um programa de treinamento de equilíbrio, de curto período, com exercícios específicos e sem associação de treinamentos sistematizados de força muscular, em um grupo de mulheres idosas residentes na comunidade.

Métodos:

Trata-se de um estudo piloto com seis mulheres que participaram de uma intervenção visando o treinamento de equilíbrio.

Os testes de campo utilizados foram:

?Escala de Equilíbrio Funcional de Berg ? Versão Brasileira?, Timed Up & Go, Chair Stand, e Marcha Tandem. Entrevistas foram realizadas sobre percepção de saúde e medo de quedas. O treinamento consistiu em atividades realizadas em grupo, com tarefas isoladas e circuitos fechados. Foi realizado duas vezes por semana, com uma hora de duração em cada dia, por um período de oito semanas.

Resultados:

Verificou-se que houve melhora no equilíbrio a partir da análise dos resultados obtidos.

Conclusão:

Um treinamento de equilíbrio específico, não sistematizado, breve e realizado em um grupo de mulheres idosas da comunidade mostrou ter um efeito na melhora das medidas de equilíbrio, porém ainda se faz necessário avaliar o impacto isolado do treino de força sistematizado sobre as medidas de equilíbrio.

Objective:

verify the effect of a group program of balance training in a short period, with specific exercises and without association of systematic strength training, on a community dwelling older women.

Methods:

it is a pilot study with six women that participate of an intervention with balance training.

Tests:

BBS (Brazilian version); Timed Up & Go, Chair Stand and Tandem Gait.

Interview:

health perception and fear of falling.

Training:

Group activities with isolated exercises and closed circuits. It was done twice a week, with duration of one hour per day, for a period of eight weeks.

Results:

The training, without systematic strength training, improved the balance of participants.

Conclusions:

An specific, non-systematic, short and at group balance training of a community dwelling older women had some effects on balance measures, however, it is necessary to assessment the isolated impact of a systematic strength training on the balance measures.

More related