Instrumentos de avaliação funcional de idosos submetidos à cirurgia ortopédica: revisão integrativa da literatura
Instruments of functional assessment of elderly submitted to orthopedic surgery: an integrative review of literature
Acta fisiátrica; 14 (1), 2007
Publication year: 2007
Doenças musculoesqueléticas constituem causa de dano funcional no idoso, mas não são conseqüências inevitáveis da idade, portanto, todas as dimensões de saúde têm que ser contempladas na sua avaliação.
Objetivo:
Analisar artigos cientÃficos que avaliaram o estado funcional do idoso submetido à cirurgia ortopédica.Metodologia:
Revisão bibliográfica de artigos on-line indexados nas bases: www.bireme.br, www.scopus.com, www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed e www.embase.com, durante o perÃodo de 1996 a 2006. Utilizou-se a terminologia DeCS/Bireme e MeSH/PubMed, com os descritores: idoso, atividades cotidianas, cirurgia ortopédica ou procedimentos ortopédicos, pós-operatório e reabilitação. A busca foi realizada em abril/2006.Critério de inclusão:
sujeitos com 60 anos ou mais, submetidos a qualquer procedimento cirúrgico ortopédico, e texto completo disponÃvel on-line. Referências armazenadas e analisadas pelo Software Epilnfo versão 3.3.2.Variáveis:
tÃtulo, ano e paÃs de publicação do periódico; categoria profissional dos autores; paÃs de origem do estudo; objetivos da pesquisa; número e tipos de instrumentos de avaliação e sÃtio da cirurgia.Resultados:
Foram selecionados 44 resumos e acessados 29 textos na Ãntegra. O "Journal of the American Geriatric Society" foi o periódico com mais publicações e os Estados Unidos com mais estudos. A categoria médica publicou 75,0%; 79,3% dos estudos são descritivos; 69% das cirurgias foram no quadril e 27,6% das pesquisas utilizaram apenas um instrumento de avaliação. Das dimensões avaliadas destacam-se: funcional com 43,6% e mental com 30,8%.Considerações finais:
A dimensão funcional foi a mais investigada e a social não foi contemplada. Apesar das publicações estarem aumentando nos últimos anos, faz-se necessário que os serviços de saúde especializados incorporem o paradigma da avaliação funcional da saúde do idoso.
Illnesses from muscles and skeleton, constitute the cause of functional damage of elderly. Nevertheless they are not inevitable consequences of age and they should be approached as specific illnesses rather then being regarded as result of aging. All aspects of health must be accounted for the measurement of the elderly health (Full Geriatric Assessment).