Preditores de independência funcional em idosos portadores de insuficiência cardíaca
Predictors of functional independence in elderly patients with heart failure
Acta fisiátrica; 14 (4), 2007
Publication year: 2007
Identificar preditores da independência funcional em idosos portadores de Insuficiência Cardíaca (IC).
Método:
Estudo exploratório, descritivo, transversal, de campo e correlacional do qual participaram 146 idosos com IC em tratamento ambulatorial em dois serviços de referência do Estado de São Paulo.Para a coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos:
Caracterização Sociodemográfica e Clínica e a Medida de Independência Funcional (MIF). Foram realizadas análises estatísticas descritivas, de comparação (Teste de Kruskal-Wallis) e Análise de Regressão Univariada e Múltipla.Resultados:
Houve distribuição homogênea entre os sexos, sendo 52,0% homens, idade média de 68,6 (?6,9) anos, com 3,4 (?2,8) anos de estudo. A caracterização clínica evidenciou idosos com média de 3,9 (±1,7) co-morbidades, sintomáticos, com média de 3,5 (±1,4) sintomas, com predominância das CF-NYHA I e II e com FEVE rebaixada (67,0%) - média de 0,46 (±0,17). Foram constatados escores médios elevados na MIF indicando independência funcional nos idosos estudados. A comparação entre escores da MIF e CF-NYHA evidenciou que a MIF diminuiu na medida em que houve progressão da CF-NYHA. A análise de regressão múltipla mostrou que as variáveis CF-NYHA, escolaridade e idade ? 80 anos foram preditoras da MIF no idoso com IC, explicando 35,0% da variabilidade da MIF.Conclusão:
As variáveis, CF-NYHA, idade superior a 80 anos e maior nível de escolaridade foram preditoras da independência funcional, o que aponta para a relevância de intervenções que privilegiem a detecção e? ou controle de perdas funcionais advindas da senescência, bem como a manutenção do status funcional no idoso com IC.
The aim of this study was to identify the functional independence predictors in elderly patients with heart failure (HF).