Estimulação elétrica funcional na recuperação do membro superior de hemiparéticos após acidente vascular encefálico
Functional electrical stimulation in upper extremity recovery of hemiparetic patients after stroke
Acta fisiátrica; 19 (4), 2012
Publication year: 2012
A reabilitação do membro superior de pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Encefálico (AVE) é um grande desafio. Dentre os recursos terapêuticos utilizados, a Estimulação Elétrica Funcional (EEF) tem sido um recurso bastante explorado nos programas de tratamento desses pacientes.
Objetivo:
Avaliar os efeitos da EEF nos extensores de punho e dedos numa tarefa especifica (TE).Método:
Foi realizado um estudo pré-experimental (pré e pós-testes) com oito pacientes crônicos com idade média de 63,4±6,1 anos. Os parâmetros de avaliação foram a motricidade da mão através da Escala de Movimentos da Mão (EMM), a força de preensão pela Dinamometria (Din), a destreza do membro superior pelos testes de Caixa e Blocos (CB) e dos 9 Pinos e Buracos (9PB), a espasticidade pela Escala de Ashworth Modificada (EAM) e a independência funcional pelo Índice de Barthel (IB). A TE era realizar o movimento de alcance e preensão de garrafas plásticas de diferentes tamanhos com o membro superior afetado em diferentes combinações de posições, num total máximo de 54 repetições por sessão. A EEF era usada para auxiliar a mão para pegar e soltar o objeto durante a TE. Foram realizadas em média 20 sessões com frequência de 2 x/semana.Resultados:
Demonstraram melhora em todos os parâmetros avaliados, a diferença foi estatisticamente significativa nos testes, exceto para a Din.Conclusão:
No grupo estudado, a EEF na TE proposta resultou em melhora o desempenho na função do membro superior dos pacientes submetidos ao tratamento.
The rehabilitation of the upper limb of hemiparetic patients by Stroke is a major challenge. Among the various therapeutic resources used, functional electrical stimulation (FES) has been a popular avenue explored in treatment programs for these patients.