Contribuições da dançaterapia no aspecto emocional de pessoas com deficiência física durante programa de reabilitação
Contributions of dance therapy to the emotional aspect of people with physical disabilities in a rehabilitation program
Acta fisiátrica; 21 (2), 2014
Publication year: 2014
A dançaterapia estimula a descoberta de movimentos, a percepção das emoções e o reconhecimentode possibilidades que favorecem a inclusão social.
Objetivo:
Analisar a contribuição dadançaterapia no aspecto emocional dos pacientes em reabilitação, a partir da percepção delesmesmos.Método:
Participaram deste estudo 23 pacientes, em 4 grupos, que tiveram a duraçãode 4 meses cada um. Utilizamos um questionário, aplicado ao inicio e final do programa, e solicitamosque desenhassem um desenho de si mesmos nesses dois momentos.Resultados:
69,56%referem boa autoestima antes, e ao final, 95,65%. Observamos melhora na sociabilidade, pois antes69,56% se consideravam tímidos, e depois, 43,47%. Identificamos maior criatividade, 86,95%dos pacientes (inicialmente 65,21%); e menor sensação de tristeza, apenas 4,43% (antes 52,17%).Quanto à dificuldade para se comunicar, houve uma redução significativa: inicialmente 13,04%referiam sempre ter, 4,34% depois do programa. Os desenhos na 2ª avaliação estão mais detalhados,proporcionais, e ocupam espaço mais central na folha; percebemos maior consciênciacorporal, melhor autoestima e percepção de características pessoais.Conclusão:
A dançaterapiafavoreceu uma mudança significativa no aspecto emocional dos participantes deste trabalho, permitindomelhora na percepção de suas possibilidades, melhora na autoestima, e maior socializa-ção; favoreceu o contato com próprio corpo, colaborando para uma nova percepção de si mesmos.
Dance therapy stimulates the discovery of movements, the perception of emotions, and the recognitionof opportunities that foster social inclusion.