Tratamento fisioterapêutico da fasciíte plantar
Physiotherapeutic treatment of plantar fasciitis
Acta fisiátrica; 21 (3), 2014
Publication year: 2014
A fasciíte plantar ou síndrome da dor do calcanhar é uma causa frequente de dor no calcanhar e no pé em adultos que acomete cerca de 2 milhões de americanos por ano e estima-se que cerca de 10% da população mundial já apresentou ou irá apresentar queixa de dor no pé em algum momento da vida.
Objetivo:
Realizar uma revisão da literatura a fim de verificar a efetividade das modalidades de tratamento fisioterapêutico em pacientes com fasciíte plantar.Método:
Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados Cochrane Library, Medline (via Pubmed), PEDro, LILACS, sem restrições de data e idioma. Foram incluídos, no presente estudo, os artigos que abordaram o tratamento fisioterapêutico na fasciíte plantar e excluídos os artigos que tiveram como foco o tratamento cirúrgico.Resultados:
No total, 23 estudos cumpriram os critérios de inclusão.As modalidades encontradas foram:
Alongamento de tríceps sural, terapia manual, bandagens, órteses/palmilhas e eletroterapia.Conclusão:
Há evidência moderada de que os exercícios para alongamento do tríceps sural proporcionam benefícios aos pacientes com fasciite plantar. A evidência da aplicação de bandagens ainda é fraca, porém alguns estudos relatarem melhora da dor e função a curto prazo. Há evidência de qualidade que suporte que o uso de palmilhas customizadas proporciona melhora da dor e função a curto prazo em pacientes com fasciíte plantar. A utilização de talas noturnas apresenta resultados controversos, apesar de alguns estudos terem apresentado bons resultados.
Plantar fasciitis or heel pain syndrome is a common cause of heel and foot pain in adults that affects about 2 million Americans a year and it is estimated that about 10% of the world's population have presented or will present foot pain at some time in their life.