Análise da atividade muscular do tornozelo de idosos e jovens
Ankle electromyography among the young and the elderly
Acta fisiátrica; 21 (3), 2014
Publication year: 2014
O envelhecimento altera a função musculoesquelética prejudicando a marcha e a manutenção do equilíbrio corporal.
Objetivo:
Verificar e comparar a atividade eletromiográfica (EMG) da região do tornozelo de idosos e jovens fisicamente ativos.Método:
Participaram deste ensaio 40 indivíduos de ambos os sexos considerados fisicamente ativos mediante o Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ (formato curto). Não participaram do estudo aqueles com algum tipo de condição clínica que afetasse o equilíbrio e contração muscular. Avaliou-se a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos tibial anterior e tríceps sural na posição bipodal (BA) e unipodal (UA), com olhos abertos. Para a captação dos sinais EMG foram utilizados eletrodos monopolares de superfície Ag/AgCl da KENDALL (MEDITRACETM 200). O teste t de Student foi utilizado para a comparação entre os grupos. O nível de significância adotado foi p < 0,05.Resultados:
Os idosos exibiram valores superiores quanto a frequência de potenciais de ação em 3 das 4 condições avaliadas.Conclusão:
Os idosos deste estudo exibiram maior frequência de disparos e recrutamento de unidades motoras dos músculos do tornozelo para a manutenção das posturas unipodal e bipodal, em comparação aos jovens.
Aging changes the musculoskeletal function and affects gait and body balance.