Associação dos níveis de GMFCS com grau de escolaridade, tipo de marcha, empregabilidade e dor em adultos com paralisia cerebral
The association of GMFCS levels with education, type of motion, pain, and employability in adults with cerebral palsy
Acta fisiátrica; 21 (4), 2014
Publication year: 2014
Adultos com paralisia cerebral (PC) apresentam um envelhecimento precoce associado aodeclínio da função. E apesar da melhoria na assistência a saúde, estudos mostram que estesindivíduos possuem menos oportunidades de possuir algum grau de escolaridade e emprego.Além de apresentarem queixas com relação a dor e alteração quanto sua capacidade de marcha.
Objetivo:
Verificar a associação dos níveis de GMFCS para os parâmetros: empregabilidade, graude escolaridade, nível de marcha e queixa de dor em adultos com PC.Método:
Foram selecionados 671 prontuários para análise de correlação entre as variáveis citadas acima.Resultado:
Foi observado que aqueles com níveis mais acometidos da PC possuem menos chance de terem algum nível de escolaridade e emprego, além de apresentarem pior nível de marcha.Conclusão:
Não foi encontrada correlação entre os níveis de GMFCS para o item dor.
Adults with cerebral palsy (CP) have experienced premature aging associated with functiondecline. And despite improvements in health care, studies show that these individuals havefewer opportunities to have some kind of education and employment, in addition to presentingcomplaints of pain and alterations in their ability to walk.