Estado nutricional e perfil alimentar de pacientes assistidos pelo programa de DST/Aids e hepatites virais de um centro de saúde de Itaperuna-RJ
Nutritional status and food profile of patients assisted by the programme of STD/Aids and viral hepatitis a health center of Itaperuna-RJ
DST j. bras. doenças sex. transm; 24 (1), 2012
Publication year: 2012
Estudos sobre o consumo alimentar e fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares têm modificado o papel da nutrição nainfecção pelo HIV. Relatos indicam um padrão alimentar insatisfatório de pessoas que vivem com HIV/aids, especialmente em indivíduos com alterações metabólicas e excesso de peso.
Objetivo:
avaliar o estado nutricional e o perfil alimentar de pacientes assistidos pelo Programa de DST/Aids e Hepatites Virais de Itaperuna-RJ.Métodos:
estudo transversal constituído por 37 indivíduos. Investigaram-se as características socioeconômicas e coletaram-se as medidas antropométricas de peso, altura, circunferência da cintura e prega cutânea tricipital para diagnosticar o estado nutricional do grupo. Avaliou-se oconsumo alimentar destes pacientes. Os dados foram analisados por meio de média, desvio-padrão, frequências absoluta e relativa.Resultados:
de acordo com a avaliação do índice de massa corporal, foi verificado que 54% dos pacientes foram classificados como eutróficos, 32,5% como sobrepeso, 8,0%baixo peso e 5,5% com obesidade. Segundo a classificação socioeconômica adotada, 80% (n: 30) dos pacientes pertenciam à classe D e 20% (n: 7), à classeE. Observou-se que o consumo de carnes, leite e derivados, arroz, pães e margarina foi considerado de hábito alimentar do grupo de indivíduos assistido.Conclusão:
o grupo apresentou estado nutricional prevalente de eutrofia e sobrepeso, indicando uma necessidade de acompanhamento nutricional, já que ouso de antirretrovirais pode agravar essa realidade.
Studies on food intake and risk factors related to cardiovascular diseases have changed the role of nutrition in HIV infection. Reportsindicate poor dietary patterns concerning people living with HIV/aids, especially in individuals with metabolic disorders and overweight.