Análise dos dados epidemiológicos da aids em idosos no estado de Rondônia, Amazônia ocidental
Epidemiological analysis of aids in elderly in the state of Rondonia, western Amazon
DST j. bras. doenças sex. transm; 24 (1), 2012
Publication year: 2012
O preconceito e os paradigmas da sociedade e do próprio idoso quanto a sua sexualidade acabam fazendo com que o mesmo não use métodos preventivos, sendo um fator agravante na infecção pelo vírus HIV nessa população. Atualmente, o perfil epidemiológico da doença vem mudando como aumento de casos em indivíduos acima de 49 anos.
Objetivo:
quantificar e analisar os dados da infecção por HIV na população acima de 49 anos no estado de Rondônia.Métodos:
os dados foram coletados na AGEVISA/RO, através de dados epidemiológicos dos Sistemas de Informação de Agravode Notificação - SINAN NET e SINAN W. Os casos estudados foram entre o período de janeiro de 2000 a agosto de 2011; as variáveis analisadas emnosso estudo foram: faixa etária, gênero, modo de transmissão, ano de diagnóstico e evolução do caso.Resultados:
no período de tempo analisado foram registrados 2.252 casos da doença na população de Rondônia de 14 a 81 anos, desse total, 323 (14,3%) são indivíduos com idade acima de 49 anos, sendoque 67,2% são homens e 32,8%, mulheres. O modo mais comum de transmissão do vírus encontrado nesse estudo foi por via sexual e entre heterossexuais.Na evolução dos casos, 256 pacientes encontram-se em tratamento e 69 foram a óbito.Conclusão:
nos últimos 10 anos houve um aumento de 440% do número de casos de HIV soropositivos na população idosa no estado de Rondônia.
The prejudice of society and even the elderly about its sexuality, makes this group do not use basic methods of preventing, revealing anaggravating factor of HIV infection in this population. Currently, the epidemiology of the disease has been changing with this apparent increase in the burden of the disease in the elderly.