Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 19 (1), 2015
Publication year: 2015
Objetivo:
Analisar o efeito de ações educativas realizadas com profissionais da Atenção Primária sobre o aconselhamento sobre modos saudáveis de vida. Métodos:
Estudo de intervenção com profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte - MG. Aplicou-se questionário, pré e pós-intervenção, constando de dados sociodemográficos e prática de aconselhamento. As ações educativas ocorreram por quatro meses e constaram de intervenções focadas no aconselhamento. Resultados:
Participaram 66 profissionais que realizavam aconselhamento preferencialmente para indivíduos doentes (52,1%), durante visitas domiciliares (42,6%) e, individualmente (35,4%), sendo a principal barreira apontada para sua realização a não adesão dos usuários (52,2%). Após a intervenção, verificou-se aumento da prática de aconselhamento (p = 0,009) e sua redução exclusivamente para usuários doentes (p = 0,012). Conclusão:
As ações possibilitaram a ampliação da prática de aconselhamento, principalmente voltado para a promoção da saúde e prevenção de doenças, evidenciando a relevância de se incluir tal temática nas atividades de educação permanente. .