Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20 (4), 2016
Publication year: 2016
Objetivo:
Conhecer a percepção de uma equipe de enfermagem acerca dos riscos ocupacionais, no contexto do trabalho de enfermagem, em serviços de urgência e emergência e identificar as medidas de proteção à saúde utilizadas. Métodos:
Estudo descritivo exploratório realizado com 24 profissionais da equipe de enfermagem que atuavam na unidade de urgência e emergência de um hospital da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática. Resultados:
Emergiram duas categorias: percepção dos riscos ocupacionais: um olhar sobre a realidade; e equipamentos de proteção individual: da percepção à utilização pelo trabalhador de enfermagem. Conclusão:
Faz-se necessário que ações educativas sejam desenvolvidas de forma permanente e que envolvam a equipe de enfermagem, pois a inclusão dos atores sociais no processo reflexivo possibilita sua sensibilização, instrumentalização e aprendizado de forma coletiva sobre as medidas de proteção à saúde na perspectiva dos riscos ocupacionais.