Correlação endoscópica e histológica na esofagite eosinofílica
Endoscopic and histologic correlation in eosinophilic esophagitis
GED gastroenterol. endosc. dig; 33 (2), 2014
Publication year: 2014
A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença inflamatória crônica caracterizada por sintomas de disfunção esofagiana e infiltração predominantemente eosinofílica.
Objetivo:
correlacionar os achados obtidos na endoscopia digestiva alta (EDA) com os achados histológicos de pacientes avaliados em um centro de referência na cidade de Cascavel, região oeste do Paraná.Métodos:
entre julho de 2011 e julho de 2012, foram avaliados inicialmente 35 prontuários eletrônicos, mas foram incluídos apenas 18, com idade entre 14 e 79 anos, retrospectivamente, com diagnóstico endoscópico, histológico e sintomatologia clínica compatível com EoE. A fim de graduar o acometimento da mucosa esofágica, foi utilizada a classificação endoscópica proposta por Hirano e colaboradores, permitindo a divisão da amostra em cinco grupos com achados semelhantes para posterior comparação com o estudo anatomopatológico.Resultados:
dentre as características da amostra, 72,2% eram do sexo masculino e 27,7% do sexo feminino. A média de idade no momento do diagnóstico foi de 31,7 anos ± 14,2.Os achados endoscópicos foram os seguintes:
anéis esofágicos 44,4%, exsudados 88,8%, estenoses 11,1% e sulcos longitudinais em 100%. Comparativamente não houve correlação proporcional entre as características endoscópicas, avaliadas com base na classificação de Hirano, em relação à infiltração eosinofílica nos estudos anatomopatológicos, heterogeneidade dos dados dentro dos grupos variou de 41-64%.Conclusão:
os critérios histológicos foram válidos para o diagnóstico da EoE, porém não houve correlação entre a classificação endoscópica proposta por Hirano e os parâmetros histológicos avaliados. Portanto, sugerimos a análise dos compartimentos submucosos para quantificação do processo inflamatório crônico, uma vez que este não foi avaliável em nossa amostra, seja através de biópsias mais profundas ou da ecoendoscopia, com a finalidade de direcionar o acompanhamento do paciente e avaliar a eficácia terapêutica.
Eosinophilic esophagitis (EoE) is a chronic inflammatory disease characterized by symptoms of esophageal dysfunction and predominantly eosinophilic infiltration.