Análise das indicações, achados e complicações da endoscopia digestiva alta em uma população pediátrica
Analysis of indications, complications and found the upper digestive endoscopy in a pediatric population
GED gastroenterol. endosc. dig; 34 (3), 2015
Publication year: 2015
Introdução:
a endoscopia digestiva com aparelhos flexíveis de fibras óticas começou a ser realizada na década de 60 em adultos e, em meados dos anos 70, nas crianças. Desde então, as técnicas e habilidades do método avançaram bastante a ponto do procedimento ser indicado pela maioria dos gastroenterologistas pediátricos para fins diagnósticos e terapêuticos.Objetivo:
avaliar as indicações, achados e complicações da endoscopia digestiva alta em uma população pediátrica atendida no Instituto do Aparelho Digestivo de Goiânia.Métodos:
foram avaliados dados referentes à identificação, achados endoscópicos e a ocorrência de complicações decorrentes do exame e/ou sedação de pacientes, com idade de zero a treze anos, submetidos à endoscopia digestiva alta (EDA).Resultados:
durante o período foram realizados 312 exames de EDA em um grupo que teve média de idade de 6,4 ± 4,0 anos, variando de 9 meses a 13 anos, dos quais 156 (50,0%) eram do gênero masculino. A dor abdominal (DA) foi a principal indicação, sendo o motivo para realização do exame em 129 (41,3%) pacientes, seguida da suspeita de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) em 110 pacientes (35,3%) e da suspeita de alergia alimentar (AA), não incluindo a suspeita de esofagite eosinofílica (EoE) em 21(6,7%). Dentre os achados endoscópicos, a esofagite péptica isolada ou associada a outros achados estava presente em 252 (80,8%) pacientes; a duodenite isolada ou não foi observada em 128 (41,0%) pacientes e a gastrite isolada ou não em 56 (17,9%). O exame foi normal em 26 (8,3%) pacientes, dos quais 18 (69,2%) eram do sexo feminino e 8 (30,8%) masculino. A DA foi a indicação para a realização do exame em 17 (65,4%) destes pacientes, seguida por suspeita de DRGE em 5 (19,2%) pacientes. Não foram observadas complicações relacionadas nem ao procedimento anestésico, nem tão pouco ao procedimento endoscópico.Conclusão:
no presente estudo, 91,7% da população apresentaram alterações endoscópicas, sugerindo que a nossa população foi adequadamente triada. No presente estudo, a principal indicação do exame foi a DA (41,3%), seguida da suspeita de DRGE (35,3%) e da suspeita de AA (6,7%).
Endoscopy with flexible fiber optic devices began to be held in the 60s in adults and in the mid 70s in children. Since then, techniques and abilities of this method made significant progress, the point of the procedure is indicated by most pediatric gastroenterologists for diagnostic and therapeutic purposes.