Perfil epidemiológico das pielonefrites agudas no Hospital Universitário da UFJF
Epidemiological profile of acute pyelonephritis in the university hospital of Universidade Federal de Juiz de Fora
HU rev; 32 (3), 2006
Publication year: 2006
Infecção do trato urinário é o tipo mais comum de infecção bacteriana e se apresenta sob a forma de várias entidades clínicas. Destaca-se entre elas a pielonefrite aguda (PNA) por apresentar maior morbidade. Dados referentes à epidemiologia desta condição são indispensáveis para correta suspeita diagnóstica e definição da sua terapêutica, que é empírica e baseada nas características peculiares de cada população.
Objetivos:
no presente estudo, buscamos traçar o perfil epidemiológico e microbiológico das pielonefrites agudas no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).Métodos:
análise retrospectiva dos prontuários de pacientes internados com PNA de 01/1999 a 07/2003, que tinham urocultura positiva.Resultados:
PNA corresponderam a 1,63% das internações no período. Encontramos preponderância do sexo feminino e, na maioria dos casos, os quadros clínicos e laboratoriais típicos de PNA. Os critérios de sepse estavam presentes em 22% e as bactérias Gram-negativas foram os agentes etiológicos na esmagadora maioria dos casos.Conclusão:
encontramos o quadro clínico característico de PNA na nossa população, o que permite que facilmente se chegue à suspeita e ao diagnóstico desta patologia potencialmente grave.
Urinary tract infection is the most common type of bacterial infection, presenting as a variety of clinical entities. Acute pyelonephritis (AP) stands out for its morbidity. Data referring to this condition's epidemiology are essential for correct diagnostic suspicion and definition of its therapy, which is empirical and based on patterns peculiar to each population.