Estudo comparativo entre cefalometria manual e computadorizada (análise de Steiner, Tweed e Downs) em telerradiografias laterais
The second medical opinion from the perspective of the professional
HU rev; 36 (2), 2010
Publication year: 2010
Em uma amostra de brasileiros, portadores de oclusão normal, determinaram-se os valores angulares preconizados nas análises de estudiosos por meio de telerradiografias em norma lateral. Essa amostra constou de 23 adultos, sendo 12 do gênero masculino e 11 do gênero feminino, com dentição permanente, sem tratamento ortodôntico prévio, todos com oclusão normal, com exceção dos terceiros molares, e perfil facial harmônico. Através de cada uma das telerradiografias laterais foram obtidos os traçados cefalométricos manuais e computadorizados. Os resultados obtidos foram comparados e tratados estatisticamente através do teste "t" de Student (P<0,05). Após o estudo, concluiu-se que houve diferença entre os traçados manuais e computadorizados quanto aos ângulos que envolvem os planos mandibular e oclusal.
In a Brazilian sample, with normal occlusion, the angular values used in Steiner, Tweed and Downs analysis were determined by means of lateral radiographs.