Uma nosologia para os fenômenos sobrenaturais e a construção do cérebro 'possuído' no século XIX
A nosology for supernatural phenomena and the construction of the 'possessed' brain in the nineteenth century
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos; 20 (2), 2013
Publication year: 2013
Fenômenos sobrenaturais como os chamados transe e possessão espiritual recebem, no final do século XX, codificação científica, integrando os diagnósticos da psiquiatria hegemônica. No final do século XIX, observamos a apropriação científica de fenômenos considerados originários da superstição ou imaginação popular. Neste trabalho, demonstramos como o transe e a possessão espiritual foram estudados por Franz Anton Mesmer e seus discípulos ao desenvolver o conceito de magnetismo; por James Braid no processo de criação da teoria da hipnose; e por Jean Martin Charcot, marcando a entrada da histeria para as classificações nosológicas. Apesar das diferenças entre essas escolas, identificamos a utilização do cérebro e de metáforas cerebralistas como alicerce das teorias sobre a mente.
At the end of the twentieth century, supernatural phenomena such as so called trances and possession by spirits received a scientific classification, which includes the numerous diagnoses of the dominant psychiatry. At the end of the nineteenth century we can observe a process of scientific categorization of phenomena considered to have originated in superstition or popular imagination. In this work we show how trances and spiritual possession were studied by Franz Anton Mesmer and his followers when developing the concept of magnetism; by James Braid during the creation of his theory of hypnosis; and by Jean Martin Charcot, which marked the entry of hysteria into nosological classification. Despite the differences between these schools, we identify the use of the brain and cerebral metaphors as the foundation of theories of the mind.