A encruzilhada de Narciso: encontrar a própria imagem e morrer de amor
The Narcissu's crossroad: to find the proper imagem and to die of love
La encrucijada de Narciso: encontrar la propia imagen y morir de amor

Imaginário; 13 (15), 2007
Publication year: 2007

Aborda-se, nesse ensaio, um dos aspectos fundamentais na constituição do sujeito, quer dizer, o encontro com a imagem através do mito de Narciso considerado em suas três vertentes: a de Ovídio (a morte pelo amor à imagem), a de Pausânias (a relação com duplo gemelar) e a de Plotino (o duplo no amor homossexual). Estabelece-se uma relação entre a duplicidade, o Outro, a diferença e a morte considerados os principais vetores do narcisismo. Segue-se a linha de que o narcisismo representa o amor a si mesmo e também a trilha que conduz o sujeito a uma outra modalidade de realidade dada pela imagem.
This essay deals with one of the fundamental aspects of the individual's constitution: the encounter with his/her image through Narcissus' myth.

This is considered through three aspects:

Ovid's (death by the love for image); Pausanias's (the relation with the double twin) and Plotinus's (the double in homosexual love). A relation is established amongst duplicity, the Other, difference and death, considered as the main vectors of narcissism. It is argued that narcissism represents love for oneself and also a path that leads the subject to another kind of reality, given by the image.
Se aborda, en este ensayo, uno de los aspectos fundamentales de la constitución del sujeto, a saber, el encuentro con la imagen a través del mito de Narciso considerado en sus tres dimensiones: Ovidio (la muerte por amor a la imagen), Pausanias (la relación con el doble gemelo) y Plotino (el doble en el amor homosexual). Se establece una relación entre la duplicidad, el Otro, la diferencia y la muerte, considerados los principales vectores del narcisismo. Se siegue la línea que el narcisismo representa el amor a sí mismo y también al sendero camino que conduce al sujeto hacia otra modalidad de realidad dada por la imagen.

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