Avaliação in vitro das falhas nas uniões soldadas à laser nas infra-estruturas de Ti e Co-Cr para próteses sobreimplantes
In vitro failure assessment after laser welded joints on Ti and Co-Cr frameworks for implant-supported prostheses

ImplantNews; 5 (5), 2008
Publication year: 2008

O objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de análise metalográfica, a qualidade das juntas soldadas à laser nas infra-estruturas de titânio e liga de Co-Cr. Uma base de alumínio com quatro pinos de aço inoxidável, simulando uma mandíbula com quatro munhões, foi confeccionada para realização do estudo. Quatro padrões com 3 mm de diâmetro por 60 mm de comprimento foram obtidos em cera, incluídos em revestimento e fundidos com maçarico (Co-Cr, 2 padrões) ou por forno com atmosfera protetora com gás argônio e arco voltaico (Ti c.p., 2 padrões). Depois, as barras foram seccionadas em três regiões, com espaço padronizado em 1 mm.

A soldagem foi realizada com laser gerado por um cristal de Nd:

YAG em equipamento apropriado. As barras foram seccionadas a distância da solda, incluídas em resina fenólica, polidas com lixas d´água 120, 200, 400, 600, disco de feltro e pasta diamantada, sendo examinadas visualmente e no microscópio metalúrgico (Olympus BX51M, câmera digital evolution E-LC), sob 100 vezes de aumento. A análise micrográfica também foi realizada. Os resultados mostraram que as soldas realizadas pelo laser apresentaram defeitos consideráveis as juntas soldadas, como: concavidades, falta de preenchimento, trincas e porosidades. A falta de fusão entre metal de base e metal de adição também foi observada. Conclui-se que não houve diferença macro ou microscópica entre os tipos de falha para as juntas soldadas com os materiais estudados. Entretanto, a falta de qualidade observada nestes processos laboratoriais, independentemente da liga utilizada, pode ocorrer tanto em função da curva de aprendizagem insuficiente dos técnicos ou pelos possíveis defeitos nos equipamentos utilizados.

More related