Confecção de piloros artificiais em íleo terminal sem secção de musculatura em ratos: estudo anátomo-patológico
Confection of artificial pylori with no section of musculature in terminal bowel in rats: anatomo-pathological study

HU rev; 28 (1/2/3), 2002
Publication year: 2002

O trânsito intestinal acelerado pode acarretar problemas clínicos graves e seu controle, às vezes, é difícil de se obter.

Objetivo:

visando estudar a diminuição do trânsito intestinal foram confeccionados quatro piloros artificiais no íleo terminal, sem secção de musculatura entérica.

Método:

o estudo foi realizado em 40 ratos distribuídos em dois grupos de 20 animais cada. Foram confeccionados quatro piloros no íleo terminal de cada animal, com pontos sero-musculares separados, distribuídos circunferencialmente na alça intestinal. O Grupo 1 foi morto com 15 dias e o Grupo 2, com 30 dias. Aferimos as medidas de circunferência do intestino no transoperatório e no momento da necropsia.

Resultados:

no Grupo 1 houve dilatação média de 3mm no nível do primeiro piloro e de 4,15mm no quarto piloro. No Grupo 2 a dilatação média foi de 7,50mm no primeiro piloro e de 5,75mm no quarto piloro. No estudo anátomo-patológico ficou evidente a formação bem definida dos piloros.

Conclusão:

não é necessário, pois, remover ou seccionar a musculatura do intestino delgado, nem a secção do plexo nervoso próprio do intestino, para promover a dilatação intestinal com esse método e, como consequência, diminuir o trânsito intestinal.

More related