Terminologia das medidas e indicadores em epidemiologia: subsídios para uma possível padronizaçäo da nomenclatura
Terminology of measurement and indicators in epidemiology: an aid for a future standardization of nomenclature
Inf. epidemiol. SUS; 9 (4), 2000
Publication year: 2000
Em epidemiologia, o uso indiscriminado de diferentes termos tem origem na confluência de métodos, práticas e tradições de múltiplas profissões e disciplinas. Esta proposta convida à reflexao sobre o significado dos termos visando a seu uso mais racional.
Indicador:
conceito de maior abrangência que inclui qualquer medida ou observação classificável - qualitativa e quantitativa - capaz de "revelar" uma situação não aparente.Índices:
constituídos por medidas que integram múltiplas dimensões.Medidas do tipo Proporção:
elementos do numerador contidos no denominador.Coeficientes:
tipos específicos de proporções; o coeficiente de prevalência (proporção que, em dado momento, é portadora do evento de interesse em relação ao total) e de incidência (proporção de indivíduos que desenvolvem um evento de interesse ao longo de um período, mudando de status ao desenvolvê-lo). O denominador representa o coletivo de risco.Medidas do tipo Razão:
relação entre duas magnitudes da mesma dimensão em que numerados e denominador pertencem a categorias mutuamente excludentes. Chances (Odds): tipo de razão que expressa a relação entre probabilidades complementares e contrárias utilizada na análise de estudos de Caso-Controle. Citam-se exemplos e fazem-se considerações sobre casos especiais como os indicadores de mortalidade materna e infantil
Misuse of terms is due to the mixture of matters and professional fields within the epidemiologic research realm. This article aims to stimulate reflection on the meaning of terms for a better and more rational use in epidemiology.