Influência do Wii Fit no equilíbrio de paciente com disfunção cerebelar: estudo de caso
Influence of the Wii Fit on the balance of cerebellar dysfunction patient: case study

J. Health Sci. Inst; 28 (1), 2010
Publication year: 2010

Objetivo - O cerebelo possui inúmeras funções, tendo como principal a avaliação e correção dos movimentos iniciados pelas áreas motoras. Este processo é fundamental para a manutenção do equilíbrio. Fugindo da tradicionalidade, a realidade virtual é um recurso que vem se destacando em reabilitações neurológicas, pois com sua interação gráfica pode trazer inúmeros benefícios. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da realidade virtual no equilíbrio de paciente com disfunção cerebelar. Métodos - Foi utilizado o vídeo game da marca Nintendo®, denominado Wii, utilizando o jogo Wii Fit, onde os jogos escolhidos estimularam o equilíbrio látero-lateral e ântero-posterior, aplicado em uma paciente com diagnóstico médico de Ataxia Cerebelar Precoce. Para a mensuração foram utilizadas a escala de equilíbrio de Berg, o Índice de Barthel, o qual avalia as atividades da vida diária e a escala de Lawton, a qual avalia as atividades da vida prática, com duração de 9 terapias, 30 minutos cada, realizadas duas vezes por semana. Resultados - Com uma análise comparativa da avaliação pré-protocolo e da avaliação pós-protocolo, foi sugerido que a paciente teve um aumento de 23,21% na escala de equilíbrio de Berg. Em relação ao Índice de Barthel e a escala de Lawton, houve uma melhora na pontuação de 10% e de 25% respectivamente, sugerindo então uma melhora na funcionalidade nas tarefas diárias. Conclusão - Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a realidade virtual oferece melhora do equilíbrio de pacientes com disfunções cerebelares, assim como maior independência para realização das tarefas diárias.
Objective - The cerebellum own many functions, having as principal the evaluate of movements initiated by the motor areas. This process is fundamental for the balance maintenance. The virtual reality is a recourse that is standing out in neurological rehabilitation, because with the graphic interaction could bring many improvements. The objective of this study was to verify the influence of virtual reality in the balance of patient with cerebellar disfunction. Methods - It was used a Nintendo's® video game, named Wii, using the game Wii Fit, which the choosen game stimulate the latero-lateral and anterior-posterior balance, applied in a patient with the medical diagnosis of Cerebellar Ataxia Precocious. To measure, it was used the Berg balance scale, the Barthel Index, that evaluates the activies of the daily life and the Lawton scale, that evaluates the activities of practical life, with a duration of 9 treatments, lasting 30 minutes each, 2 times per week. Results - In a comparable analysis of the pre protocol estimate and post protocol estimate, it was suggested that the patient had a increased of 23,21% in the Berg balance scale. In relation of Barthel Index and Lawton scale, there was an improvement of 10% and 25% on the punctuation, respectively, suggering a gain in the daily tasks functionality. Conclusion - The results obtained in this study suggest that the virtual reality offers improvement in the balance of patient with cerebellar disfunction and also more independency to do daily tasks.

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