Filhos da música: uma análise sobre consumo e produção musicais no tempo livre
Sons´s music: an analysis of musical consumption and production in their spare time

Licere (Online); 19 (1), 2016
Publication year: 2016

A produção e consumo musicais são compreendidos como resultantes de aspectos histórico-sociais e sobre os quais pesam fatores de aptidão e facilidade cognitiva tanto na criação quanto na fruição. Também são reflexo de questões interiores e da identidade do compositor, constituído e constituinte do meio social. A música é uma expressão cultural submetida às forças de mercado e sua dinâmica é de categorização vaga que vai do entretenimento à arte. O artigo aborda o processo do consumo à criação, influenciado pelos hábitos de consumo musical no tempo livre e seus fatores sociais bem como as forças dinâmicas de mercado e de propensão musical. Para tanto, foram apresentados dados de entrevistas com alguns músicos - compositores, quer sejam profissionais ou amadores, pois detecta-se nas entrevistas que a relação entre o trabalho e o tempo livre se mescla para esse público. Como resultado, vimos que o fenômeno da pós-modernidade permeia tal processo e que não há fórmulas para a produção, apenas a verificação de algumas determinantes que se mesclam e são interpretadas e reinterpretadas pelo receptor ativo (compositor), resultando na variação artística.
The musical production and consumption are comprehended as results of social and historical factors influenced by ability factors and cognitive capacities, both important on creation or musical fruition. It?s as well as reflect of inner issues and the composer?s identity, which belongs to a social environment, still acts on it. Music is a culture expression, it?s under market dynamic forces in ablurred classification that goes from entertainment to art. The paper discusses the process from consumption to creation, influenced by musical consumption habits at free time and social factors as well as dynamic market forces and musical propels. Thus for, it is shown personal interviews of musician composers, whether professionals or amateurs, once it is enhanced on their speeches a blurred line between work time and spare time. As a result, we realized postmodern phenomenon is present in such process and there is no receipts to production, only a certainty about some determining factors mixed and therefore interpreted and endless re-interpreted by an active receptor (composer), resulting in an artistic sorted products and consumptions.

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