Prevalência da infecção pelo hiv em pacientes psiquiátricosque fazem uso de um serviço público de saúde mental
The prevalence of hiv infection in psychiatric patients who make use of a public mentalhealth service
Mudanças; 23 (1), 2015
Publication year: 2015
Verificar a prevalência da infecção pelo HIV em pacientes psiquiátricos que fazem uso de um serviço público de saúde.
Métodos:
foram inspecionadas informações referentes a 222 prontuários que compõem a população do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de Assis (SP). Foi utilizada a análise estatística descritiva,o teste de correlação de Pearson e o teste de associações do qui-quadrado com correção de Yates, quando necessário para verificar correlações e associações entre as variáveis trabalhadas.Resultados:
51,3% da população eram do sexo feminino e 48,7%, do sexo masculino. A idade variou entre 20 e 73 anos, com média de 45 anos. Os graus de escolaridade e os índices de qualificação profissional foram baixos. O tempo de tratamento na instituição variou de três meses a 28 anos. Em relação ao HIV, somente 12 indivíduos (5,4%) foram testados, e todos resultaram em sorologia negativa.Conclusão:
o fato de que somente 12 usuários foram submetidos à testagem e que em 94,6% dos prontuários não foi encontrada nenhuma informação que dissesse respeito à sorologia para o HIV expressa a carência de ações em testagem na instituição e a falta de efetividade nas ações de cuidado...
The aim of this paper is to verify the prevalence of HIV infection in psychiatric patients who make use of a public mental health service.