Hipertexto, jogo educativo e simulação sobre oxigenoterapia: avaliando sua utilização junto a acadêmicos de enfermagem
Hypertext, educational game, and simulation concerning oxygen therapy and itheir use by nursing students. An exploratory study
Hipertexto, juego educativo y simulación sobre oxigenoterapia: evaluando su utilización ante académicos de enfermería
Online braz. j. nurs. (Online); 6 (0), 2007
Publication year: 2007
A criação de objetos educacionais digitais para o ensino de Enfermagem tem envolvido uma equipe de docentes e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abrangendo desde o seu desenho pedagógico e tecnológico até a sua avaliação. Este estudo de cunho quantitativo teve como objetivo verificar a adequação dos objetos hipertexto, jogo educativo e simulação sobre oxigenoterapia junto aos acadêmicos da quarta etapa do Curso. A amostra constituiu-se de 44 alunos, que responderam a um questionário nos períodos de 2005/1 e 2005/2, após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados, analisados estatisticamente mediante o uso do software SPSS 13.5, apontaram que o uso de material digital foi positivo e reforçou a importância do aluno como participante ativo no processo de aprendizagem.
The creation of digital learning objects for the teaching of Nursing has involved a staff of professors and undergraduate students at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from their pedagogical and technological design up to their evaluation. The purpose of the present quantitative study was to verify the adequacy of the objects hypertext, educational game, and simulation concerning oxygen therapy, according to the nursing students at the fourth stage of the undergraduate course. Forty-five students, who answered a questionnaire in the periods of 2005/1 and 2005/2, after the approval of the research project by the Researche Ethical Committee, constituted the sample. The data, statistically analyzed by using the software SPSS 13.5, revealed that the use of digital material was positive and reinforced the student’s importance as active participants in the learning process.
La creación de objetos educativos digitales para la enseñanza de Enfermería ha involucrado a un equipo de docentes y alumnos de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abarcando desde su diseño pedagógico y tecnológico hasta su evaluación. Este estudio de carácter cuantitativo tuvo como objetivo verificar la adecuación de los objetos hipertexto, juego educativo y simulación sobre oxigenoterapia ante los académicos de la cuarta etapa de la Carrera. La muestra se constituye de 44 alumnos que han rellenado un cuestionario en los periodos de 2005/1 y 2005/2, tras la aprobación del proyecto de investigación por el Comité de Ética en Pesquisa. Los datos, analizados estadísticamente por medio del uso del software SPSS 13.5, revelaron que el uso de material digital fue positivo y reforzó la importancia del alumno como participante activo en el proceso de aprendizaje.