Carcinoma de células escamosas de boca: relação entre graduação histopatológica e características clínicas da neoplasia
Oral squamous cell carcinoma: relation between histopathologic graduation and clinical features of the neoplasia
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr; 11 (4), 2011
Publication year: 2011
As características histopatológicas do carcinoma de células escamosas de boca (CCEB) têm sido utilizadas para previsão do comportamento clínico desta neoplasia.
Objetivo:
Descrever as características de uma amostra de CCEB e verificar a relação da graduação histopatológica com características do indivíduo e da lesão, procurando identificar associações relacionadas com o comportamento agressivo desta neoplasia.Métodos:
O protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Todos os casos selecionados foram de CCEB diagnosticados no serviço de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da UFMG e no serviço de Estomatologia do Hospital Municipal Odilon Behrens. A amostra compreendeu 72 casos de CCEB, sendo 56 homens e 16 mulheres. Os indivíduos foram submetidos a questionários quanto aos seus hábitos tabagista e etilista, tempo de evolução da lesão e sintomatologia. Foram realizados exames clínicos, e os fragmentos tumorais foram revisados e graduados através do método proposto por Bryne et al. (1989). Os dados foram analisados, pelo teste do Qui-quadrado, no software SPSS 12.0 (p menor que 0,05).Resultados:
Os tumores foram graduados como 23 bem diferenciados (32%), 23 moderadamente diferenciados (32%) e 26 mal diferenciados (36%). Neoplasias histologicamente mais agressivas foram mais frequentemente localizadas em língua ou assoalho bucal, sem, entretanto diferença estatisticamente significante (p maior que 0,05). A maioria das lesões mal diferenciadas (15 / 71,4%) exibiu metástase regional e o envolvimento linfonodal mostrou associação com tamanho da lesão (p menor que 0,05).Conclusão:
Os resultados sugerem que algumas características da neoplasia, tais como, tamanho do tumor, sua localização (língua e/ou assoalho bucal), bem como a ocorrência de metástases para linfonodos locais, podem estar relacionados com a agressividade histológica do CCEB.
The histopathological characteristics of oral squamous cell carcinoma (OSCC) have been used to predict the clinical behavior of this neoplasia.