Avaliação clínica e radiográfica de dentes decíduos intruídos por traumatismo alvéolo-dentário
Clinical and radiographic evaluation of intrusion in primary teeth by the dental trauma
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr; 11 (4), 2011
Publication year: 2011
A luxação intrusiva é causada por um impacto no sentido axial, no qual o dente é deslocado para dentro do osso alveolar, afetando comumente a dentição decídua e podendo gerar sequelas. O seu tratamento é definido por sinais clínicos e radiográficos.
Objetivo:
acompanhar dentes decíduos intruídos e observar a ocorrência de sequelas.Método:
Avaliaram-se prontuários de pacientes com história de traumatismo alveolodentário na dentição decídua e selecionaram-se os prontuários de pacientes que sofreram intrusão com, no mínimo, dois anos de acompanhamento, verificando-se: graus de intrusão e de reerupção; presença de mobilidade dentária; coloração e posição do dente após reerupção; presença de fístula; condição do canal pulpar e da região periapical; presença de reabsorção radicular; e tratamento executado.Resultados:
Dentre os 435 pacientes atendidos, foram encontrados 83 casos de intrusão e 29 desses foram incluídos na amostra, totalizando 39 dentes decíduos traumatizados. Assim, as intrusões representaram 19,1% dos traumatismos observados. Embora o sexo feminino fosse o mais acometido (55,2%), não existiu correlação entre sexo e prevalência de dentes decíduos traumatizados. Em relação aos dentes atingidos, o mais acometido foi o 61 (34,4%), seguido pelo 51 (31,0%). Ainda, em 31,0% dos casos, os dois incisivos centrais superiores foram acometidos. O estudo aponta, ainda, que queda da própria altura foi a etiologia prevalente, com 58,6% dos casos. Do total de dentes, 27 tiveram reerupção total, três reerupção de 2/3 da coroa e nove esfoliaram ou foram extraídos. Observando-se as sequelas, discoloração dentária foi a mais frequente, sendo encontrada em 23 dentes (79,3%). Quanto ao tratamento, dos 39 dentes, 28 foram apenas acompanhados (71,8%), nove necessitaram de endodontia (23,1%) e dois de extração (5,1%).Conclusão:
o monitoramento da reerupção espontânea dos dentes intruídos e a observação cuidadosa do aparecimento de sequelas são as melhores alternativas, pois algumas complicações podem aparecer vários meses após o traumatismo. As sequelas e o grau de intrusão apresentam grande relação, visto que quanto maior o grau de intrusão, maior será a gravidade das sequelas e mais importante torna-se o acompanhamento por um profissional.
Intrusive luxation is caused by an impact in the axial direction by which the tooth is displaced into the alveolar bone. It usually affects the primary dentition and can generate sequalae. Its treatment is defined by clinical and radiographic signs.