Análise dos traumatismos e suas seqüelas na dentição decídua: uma revisão da literatura
Analysis of dental trauma and its sequelae in the primary dentition: a review of the literature

Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr; 7 (2), 2007
Publication year: 2007

Introdução:

Estudos mostram que traumatismos na dentiçãodecídua são eventos comuns, podendo resultar em seqüelas quepodem comprometer o dente decíduo afetado. Na literatura, afreqüência dos traumatismos na dentição decídua é variável,enquanto a faixa etária, o gênero, o fator etiológico e os dentesmais afetados apresentam prevalências semelhantes. Em relaçãoao tipo de trauma mais freqüente, diferenças podem ser encontradasem razão de critérios da amostragem como o tipo de estudo e olocal de realização da pesquisa. Várias são as seqüelas que podemcomprometer os dentes decíduos após traumatismos, destacandosea descoloração coronária, a necrose pulpar, a obliteração docanal pulpar e a reabsorção radicular. Estudos apontam o tipo detrauma e a idade da criança no momento do trauma como fatoresimportantes que determinam a ocorrência destas seqüelas.

Objetivo:

Este artigo propôs revisar estudos relevantes daliteratura referentes aos fatores epidemiológicos e as seqüelas emdentes decíduos traumatizados, proporcionando ao leitor uma visãogeral do traumatismo na dentição decídua.

Conclusão:

Em conclusão à análise dos artigos revisados, pôdeseobservar uma relação direta entre o grau de severidade dostraumatismos e a ocorrência de seqüelas nos dentes decíduosafetados, enfatizando-se a importância do acompanhamentoperiódico destes casos.

More related