Violência contra pessoa idosa: representações sociais entre adolescentes do arquipélago de Fernando de Noronha-PE
Violence against the elderly: social representations among adolescents from arquipelago Fernando de Noranha-PE
Psicol. soc. (Online); 24 (1), 2012
Publication year: 2012
Este estudo objetivou identificar e verificar as representações sociais (RS) da violência contra as pessoas idosas entre estudantes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE. A amostra foi composta por 100 estudantes de ambos os sexos, do ensino médio, com média de idade de 20,3 anos.
Foram utilizados como instrumentos:
entrevistas semiestruturadas e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). As entrevistas foram categorizadas pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2002) e a TALP pela técnica de redes semânticas (Reyes-Lagunes, 1993). Os dados obtidos no TALP revelaram RS atreladas à intolerância (100%), covardia (57,2%), desumano (40,7%), ignorância (25,7%) e violência (10%). No que tange aos dados da entrevista as subcategorias mais significativas foram desrespeito, maus tratos, indignação e segurança. Conclui-se da necessidade de prevenção no âmbito informativo, bem como de conscientização da população com prioridade para detecção e prevenção de casos de violência contra os idosos.
This study aimed to identify and verify the social representations (SR) of the violence against elderly people among students from Arquipélago de Fernando de Noronha-PE. The sample was comprised of 100 students from both sexes, of high school, with age average of 20,3 years old.