Citologia endocervical (CE) e curetagem endocervical (CEE) como métodos preditivos da presença de lesöes de alto grau residuais nas margens de conizaçöes por cirurgia de alta frequência (CAF)
Endocervical cytology (EC) and curettage (ECC) as prediction methods of high-grade lesions marginal extension on loop electrosurgical excision procedures (LEEP) results

RBM rev. bras. med; 58 (5), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

este estudo objetiva avaliar a eficácia da CE e da CEE após o cone-CAF como preditores do compromentimento lesional das margens do cone.

Métodos:

O CAF foi realizado sob anestesia local e visäo colposcópia dirta em 35 pacientes encaminhadas por resultados alterados na citologia e/ou biópsia. As CE/CEE foram coletadas imediatamente após o CAF, utilizando-se Cytobrush e cureta de Novak, respectivamente.

Resultados:

foram observadas lesöes de alto grau em 25/35 (71,43porcento) dos cones-CAF, todos compatíveis com os resultados citoistológicos prévios. Ocorreu comprometimento das margens em 14/35 (40porcento) dos cones. O material coletado por CEE foi insuficiente em 6/14 (42,86porcento) e positivo em 3/14 (21,43porcento) dos restantes. A CE se apresentou inconclusiva em 5/14 (35,72porcento) dos casos e positiva em 3/14 (21,43porcento). Os limites das lesöes colposcópicas näo foram visibilizados em 12/35 (34,29porcento)pacientes e, deste total, 3/12 (25porcento) das lesöes endocervicais foram detectadas através do material coletado pelas CE/CEE.

Cnclusöes:

considerando a alta incidência de comprometimento das margens do cone pós-CAF, ambos os métodos CE e CEE se mostraram úteis como instrumentos primários de detecçäo em um terço dos casos estudados. Estes resultados prliminares devem ser melhor avaliados com a sua inclusäo no protocolo de rotina, especialmente indicado em pacientes apresentando lesöes colposcópias de limites endocervicais näo visiveis. O acompanhamento a longo-prazo maiores reduzirá o número de coletas insuficientes/inconclusivas, possibilitando melhores conclusöes sobre ambos os métodos e permitindo, inclusive, prevenir as indicaçöes de histerectomia devido a lesöes residuais pós-cone (au)

More related