Perfil demográfico e de morbidade da populaçäo idosa atendida nas dependências do p[ronto-socorro, ambulatórios e enfermarias no HC-Unesp em 1997
Demographic and morbidity profile of the elderly cohort avaluated with medical resources in 1997 in the HC-Unesp outpatients, emergency departments, and wards

RBM rev. bras. med; 59 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivando caracterizar o padräo demográfico e de morbidade da populaçäo com 60 anos ou mais atendida no HC-Unesp no ano de 1997, foi analisada uma amostra de 482 prontuários para a avaliaçäo do atendimento ambulatorial, outros 101 para avaliar a demanda ao pronto-socorro e ainda as estat1sticas do Centro de Informática da Medicina (CIMED) referentes às 2.652 internaçöes dessa populaçäo nesse ano. O idoso que é atendido no pronto-socorro corresponde a 10,5 porcento do total de pacientes atendidos nesta unidade, procede principalmente do município de Botucatu e tem idade média de 71 anos.

Os diagnósticos de consulta mais freqüentemente encontrados Säo:

doença obstrutiva crônica do pulmäo e insuficiência cardíaca congestiva, asma e catarata. Nos ambulatórios säo 19,8 porcento do total de pacientes atendidos nestas unidades, 65,8 porcento provêm de outro município do Estado, têm em média 69,6 anos, e o número médio anual de consultas foi de 4,5.

Os diagnósticos mais freqüentemente encontrados Foram:

hipertensäo essencial primária, hiperplasia nodular da próstata e catarata näo especificada. Em relaçäo às internaçöes, os idosos säo 18,4 porcento do total de internados, sendo que a Oftalmologia é a clínica com maior percentual de idosos.

Os diagnósticos de internaçäo mais freqüentes foram:

catarata näo especificada, glaucoma, hiperplasia nodular da próstata e arteriosclerose de extremidades. Os resultados refleten a existência de um hospital terciário fracionado em especialidades, atendendo também morbidade que poderia estar sendo controlada em níveis de atençäo primária e secundária.(au)

More related