Prevalência de torsades de pointes em 7.300 registros de holter de 24 horas
Prevalence of torsades de pointes in analysis of 7.300 24 hour holter recording

REBLAMPA Rev. bras. latinoam. marcapasso arritmia; 11 (1), 1998
Publication year: 1998

O objetivo do estudo foi avaliar a prevalência e as características clínicas de pacientes portadores de Torsades de Pointes (TdP) através da análise retrospectiva de 7.300 gravaçöes de Holter de 24 horas. Foram identificados 9 pacientes que preenchiam aos critérios diagnósticos para TdP, o que representou uma prevalência de 0,21 "por cento", sendo 5 do sexo masculino e 4 do feminino, com idade média de 63,4 anos (47 a 79 anos).

Todos apresentavam algum tipo de cardiopatia:

4 miocardiopatia dilatada; 3 cardiopatia chagásica; 1 cardiopatia isquêmica e 1 valvopatia. Três apresentaram ritmo de fibrilaçäo atrial (FA), 3 bloqueio A-V total (BAVT), 2 ritmo sinusal e 1 era portador de marcapasso VVI normofuncionante. Com exceçäo dos portadores de BAVT, os demais faziam uso de amiodarona em dose média de 200 mg/dia, sendo que os pacientes com FA utilizavam ainda digital e diurético. Näo havia referência a distúrbios eletrolíticos. Näo foram registrados casos relacionados à síndrome do QT longo congênito ou ao uso de outros antiarrítmicos. Ocorreram 2 casos de morte súbita e 1 óbito por uma causa näo cardíaca.

Conclusäo:

1) a TdP apresentou prevalência muito baixa na populaçäo ambulatorial pesquisada através da análise dos registros de Holter de 24 horas (0,12 "por cento"); 2) todos os pacientes com TdP apresentavam cardiopatia estrutural; 3) os casos de TdP foram associados ao uso de amiodarona ou à presença de BAVT; 4) näo foram identificados casos de pró-arritmias causadas por outras drogas; 5) a associaçäo entre FA, amiodarona, digital e diurético pode predispor ao desenvolvimento de TdP.

More related