Implante toracoscópico de eletrodo epimiocárdico no ventrículo esquerdo para estimulação biventricular com auxílio da técnica robótica
Robotically-assisted thoracoscopic implantation of an epimyocardial electrode for biventricular simulation

REBLAMPA Rev. bras. latinoam. marcapasso arritmia; 14 (4), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

Quando o implante de eletrodo de seio coronário para a estimulação biventricular é impraticável, técnicas alternativas são consideradas, entre elas o implante epimiocárdio do eletrodo ventricular esquerdo mediante toracotomia. Visando reduzir o trauma da toracotomia, desenvolvemos a técnica de implante toracoscópico do eletrodo com assistência robótica, procedimento realizado em três pacientes com miocardiopatia dilatada e insuficiência cardíaca severa.

Métodos:

No implante toracoscópico do eletrodo, 3 trocateres foram colocados no tórax esquerdo e utilizados para instrumentação, introdução do eletrodo e posicionamento do endoscópio manipulado por robô (modelo AESOP, Computer Motion, EUA). O pericárdio foi aberto e o eletrodo epicárdico sem sutura ELC 54-UP (Biotronik, Alemanha) foi fixado na parede lateral do ventrículo esquerdo. Sua extremidade proximal foi passada à região peitoral, em que haviam sido introduzidos eletrodos transvenosos atrial e ventricular direito. Os eletrodos foram conectados a um gerador multicameral de pulsos. Os pacientes foram extubados após o procedimento e tiveram alta da sala de recuperação em menos de 12 horas. A avaliação do implante ocorreu durante cirurgia e um mês após.

Resultados:

as avaliações eletrofisiológicas do eletrodo ventricular esquerdo foram satisfatórias. A estimulação biventricular ocorreu nos pacientes durante o período estudado, embora um deles apresentasse arritmia supraventricular, o que impossibilitou um efeito hemodinâmico consistente.

Conclusões:

O implante de eletrodo ventricular esquerdo mediante toracoscopia assistida por robô foi realizado com sucesso e minimizou o trauma cirúrgico. Resultados satisfatórios foram observados a curto prazo, sendo necessário um acompanhamento mais prolongado para confirmar a eficácia da técnica

More related